Android: saiba como ativar o layout para canhotos

Ser canhoto é um grande estigma em algumas sociedades, e muitos itens de uso cotidiano foram desenvolvidos para serem utilizados pela população majoritariamente destra. Mesmo com grandes avanços na tecnologia, pessoas com necessidades diferentes ainda sofrem, e esse problema está presente até mesmo nos mais modernos celulares, pois o design dos smartphones atende aos destros.

No entanto, existe uma esperança para usuários de Android, pois o sistema operacional permite uma adaptação do layout. Uma função de desenvolvedor oferece a habilitação do modo da direita para a esquerda, que alterna o lado da tela em que os botões e as teclas aparecem, bem como de que maneira sua página inicial e as notificações são exibidas, tornando o uso mais confortável para canhotos. Essa funcionalidade está disponível para aparelhos com a versão Android 4.4 KitKat ou superior.

Modo desenvolvedor

A alternativa para a troca do layout está disponível apenas se as “Opções de desenvolvedor” estiverem ativadas. Para isso, siga os passos:

1. Abra Configurações > Sobre o telefone;

2. Selecione “Informações do software”;

3. Role a tela para baixo e toque em “Número de compilação” repetidas vezes até aparecer um alerta de que as opções do desenvolvedor foram ativadas.

Modo desenvolvedor

Esse procedimento não prejudica o sistema operacional do smartphone nem compromete a garantia. Se estiver usando um modelo inferior ao Galaxy S8, basta descer a tela “Sobre o telefone” e tocar várias vezes em “Número da versão”. Em ambos os casos, caso seu telefone esteja bloqueado com PIN será necessário digitá-lo para confirmar.

Modo canhoto

Após ativar a opção de recursos para desenvolvedores, para configurar o Android para canhotos siga:

1. Retorne à tela principal, “Configurações”, e acesse as “Opções do desenvolvedor”;

2. Abra Configurações > Opções de desenvolvedor;

3. Ative a opção “Forçar dir. layout RTL”.

Modo canhoto 

 

Então o layout será invertido. As teclas programáveis trocam de lado, assim como os ícones na barra de status; na tela inicial, as páginas mudam a direção para qual deslizam. Esse novo design é muito mais acessível aos canhotos.

A alternativa, porém, não funciona para aplicativos, que mantêm o antigo caminho a ser percorrido para abrir os menus, o que significa que essa não é uma solução completa. No entanto, a modificação afeta os apps padrão, como aplicativo de chamada, Hangouts, entre outros, facilitando muito o acesso às funções básicas do telefone.

Caso você já esteja acostumado com o design para destros, poderá desmarcar “Forçar dir. layout RTL” em “Opções de Desenvolvedor”. Infelizmente, a Google ainda não criou uma forma mais simples de tornar o uso de seus smartphones mais confortável para os canhotos, sendo necessário seguir todo esse tutorial.

Written by: Xina

No comments yet.

Leave Your Reply

Solve : *
8 × 7 =


GAMESZone

Aenean sodales eros ac scelerisque sagittis. Aliquam porta consectetur blandit. Nulla sed augue nisl. Vivamus pulvinar ullamc orper malesuada.

Suspendisse ornare velit eget dolor fringilla, et imperdiet ipsum convallis. Integer faucibus, felis nec lobortis hendrerit, augue mi mattis massa, vitae lobortis neque nunc ut eros. Donec massa lectus

Tweets

LIVE WEBINAR: #Brizy Design Kit 2.0 8 OCTOBER, 2019 | 7:00 PM EEST | 60 MINUTES Join us live to find out all abo… https://t.co/UCKJBoOKEt
@wpbuilds Awesome Nathan, thanks for the shout out ;).
Join us in 2 hours and learn how to create this webinar page with no design or coding experience (with #Brizy &… https://t.co/2gjhootZ0e

Flickr Widget