Deputados do PSL vão para a China conhecer sistema de reconhecimento facial

O PSL (Partido Social Liberal, o mesmo do presidente Jair Bolsonaro) vai apresentar um Projeto de Lei que determina a implantação de tecnologia de reconhecimento facial em locais públicos nas cidades brasileiras. O objetivo é facilitar o trabalho dos órgãos de segurança pública no combate ao crime, inclusive na captura de suspeitos e foragidos da justiça. A introdução do PL será feita em fevereiro, que é quando se inicia o ano legislativo.

Os deputados eleitos Daniel Silveira, Tio Trutis, Felício Laterça, Bibo Nunes, Charlles Evangelista, Marcelo Freitas, Sargento Gurgel, Aline Sleutjes e Carla Zambelli, a senadora eleita Soraya Thronicke, todos do PSL, além da deputada estadual Delegada Sheila (PSL-MG), e de Luís Miranda, do DEM, estão na equipe designada para conhecer o sistema de reconhecimento facial chinês — uma referência global na área. O embarque foi nesta última terça-feira (15/01) e o convite teria sido foi feito pelo próprio governo da China, que também está custeando todas as despesas da viagem. A informação é do UOL.

De acordo com o deputado Felício Laterça, a ideia é conseguir uma parceria com os chineses e trazer a tecnologia para o Brasil. Ele reconhece que a questão da segurança pública está muito mais avançada por lá do que em nosso país.

A China é o país mais avançado do mundo na utilização de sistemas de monitoramento por câmeras

Atualmente, a China possui 170 milhões de câmeras sendo utilizadas em sistemas de vigilância que usam tecnologia de reconhecimento facial. É o maior e mais moderno sistema de monitoramento do mundo. Até mesmo em escolas o país tem utilizado o reconhecimento facial para diminuir a evasão dos alunos.

O governo chinês ainda deve instalar mais 400 milhões de câmeras com essa tecnologia, que é capaz de identificar os rostos das pessoas e fazer a associação com todo tipo de informação registrada, de números de documentos a parentes, passando pelo carro utilizado, rotas frequentes, dados profissionais, etc.

O sistema é eficiente, mas desperta críticas

A China já conseguiu demonstrar que seu sistema de vigilância é extremamente eficiente. No entanto, críticos, dentro e fora do país, afirmam que o Partido Comunista se utiliza do sistema para controlar os cidadãos de forma indevida, vigiando-os mesmo sem motivo aparente. Obviamente, o governo se defende negando as acusações.

No Brasil, Renato Opice Blum, advogado especialista em direito digital e professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), afirma que a adoção da tecnologia de reconhecimento fácil por aqui é inevitável, mas destaca que a Lei de Proteção de Dados, aprovada no governo de Michel Temer e que entrará em vigor em 16 de agosto de 2020, é suficiente para proteger a privacidade dos cidadãos contra abusos, ao mesmo tempo que permite a adequada ação das autoridades.

Início pelo Rio de Janeiro

O Projeto de Lei do PSL prevê que a primeira capital a receber o sistema de vigilância será o Rio de Janeiro. As câmeras seriam instaladas em estações de metrô e trem, além de lugares com grande movimento de pedestres, incluindo aeroportos e vias públicas ou, até mesmo, comunidades ocupadas pelo tráfico. Por enquanto, não há nenhuma informação sobre o custo do investimento.

Originally posted 2019-01-17 06:30:21. Republished by Blog Post Promoter

Written by: Xina

No comments yet.

Leave Your Reply

Solve : *
7 + 28 =


GAMESZone

Aenean sodales eros ac scelerisque sagittis. Aliquam porta consectetur blandit. Nulla sed augue nisl. Vivamus pulvinar ullamc orper malesuada.

Suspendisse ornare velit eget dolor fringilla, et imperdiet ipsum convallis. Integer faucibus, felis nec lobortis hendrerit, augue mi mattis massa, vitae lobortis neque nunc ut eros. Donec massa lectus

Tweets

Learn how you can sync your project in real time from #Brizy Cloud to your server. You will not find a feature like… https://t.co/VpifkAxq94
Not sure what happened there, it is hard to troubleshoot this from a screen on twitter. We'll have to look into it.… https://t.co/3HXMWYBiKA
We’ve launched Brizy Cloud on @ProductHunt! Now LIVE :point_right:https://t.co/7Tai7UCEoM Create highly convertin… https://t.co/DYfLnA6Ml1

Flickr Widget