Homem x Máquina: jovem indiano vence IA da IBM em competição de debate

A disputa entre a mente humana e sistemas digitais autônomos é algo que fascina os cientistas há muito tempo e nas últimas décadas isso vem sendo posto à prova com a chegada de novas tecnologias.

Competição “homem versus máquina” aconteceu na conferência IBM Think, em São Francisco, na segunda-feira (11)

Em 1986, a IBM criou um programa capaz de vencer pela primeira vez um grande mestre de xadrez. Em 2011, o supercomputador Watson superou dois recordistas do game-show Jeopardy!; e mais recentemente o AlphaGo, da Alphabet, provou que uma inteligência artificial (IA) pode se dar bem em um jogo milenar tão complexo quanto o Go.

Agora, a IBM tenta ir mais longe, com o seu Project Debater, que tenta simular a criatividade e persuasão de um ser humano em uma argumentação. Depois de treinar dezenas de vezes em vários debates, a máquina chegou a rivalizar com duas pessoas — ela venceu uma vez e perdeu em outra.

IBMO monolito que representa a Miss Debater, do Project Debater. Fonte: CNet

Na segunda-feira (11), o Project Debater enfrentou um peso-pesado: o jovem indiano Harish Natarajan, de 31 anos, o grande finalista do 1016 World Debating Championships. O evento contou com presença de centenas de jornalistas, especialistas do setor de tecnologia e engenheiros de software com o seguinte tópico: “devemos subsidiar pré-escolas”.

IA foi derrotada mas tem futuro comercial promissor

“Ouvi dizer que você detém o recorde mundial de competição de debates contra humanos, mas suspeito que nunca tenha debatido com uma máquina. Bem-vindo ao futuro”, disse a IA do Project Debater, ao se apresentar à Natarajan.

A maior vantagem do ser humano continua sendo sua habilidade de se expressar com emoções

Ambos tiveram 15 minutos para desenvolver seus argumentos e em seguida tiveram 4 minutos de discurso, mais 4 minutos de réplica e outros minutos para finalizar com um resumo. Mesmo com as reflexões obtidas com 10 bilhões de frases de notícias, citações de políticos e artigos de revistas científicas, a máquina sucumbiu ao homem. Ficou bem claro que a maior vantagem do ser humano é a habilidade de se expressar com emoção, impondo tom, inflexão, ritmo e pausas para influenciar o público.

IBMFonte: CNet

Agora, o Project Debater será atualizado. O criador da IA,  Noam Slonim, e os pesquisadores Ranit Aharonov e Talia Gershon, agora vão explorar outras aplicações para essa tecnologia, como ajudar advogados a analisar milhares de processos judiciais para formar argumentos ou ajudar as crianças a desenvolver habilidades de pensamento crítico.

Originally posted 2019-02-13 14:27:08. Republished by Blog Post Promoter

Written by: Xina

No comments yet.

Leave Your Reply

Solve : *
2 + 12 =


GAMESZone

Aenean sodales eros ac scelerisque sagittis. Aliquam porta consectetur blandit. Nulla sed augue nisl. Vivamus pulvinar ullamc orper malesuada.

Suspendisse ornare velit eget dolor fringilla, et imperdiet ipsum convallis. Integer faucibus, felis nec lobortis hendrerit, augue mi mattis massa, vitae lobortis neque nunc ut eros. Donec massa lectus

Tweets

https://t.co/nR2MNRWuQt A step by step guide on how to create a WordPress website with #Brizy by @wpDarrel it do… https://t.co/EsAITpOP4K
RT @WPTutz: Revisiting #Brizy Pro after a few months and great to see so many nice tweaks, enhancements and feature updates. Keep innovatin…

Flickr Widget